Patchwork
e suas variações
Olá leitores e leitoras, hoje falaremos um pouco sobre a especialidade da casa : Patchwork!
Ele chegou às Américas em meados do século XVII, pelos colonizadores. Eles traziam colchas feitas a partir de medalhões centrais e bordas, reaproveitando assim muitos pedaços de tecido que, naquela época eram considerados preciosidades. As técnicas eram passadas de mães e avós, para suas descendentes, gerando assim muitos padrões, formas e cores tradicionais. Uma tradição que surgiu por volta de 1800, ditava que a moça que fosse casar, deveria fazer doze colchas, sendo a ultima no padrão "Double Wedding Ring" ou "Duas alianças" em português.
Padrão Double Wedding Ring
Na mesma época, que até então eram só construções em torno de um medalhão central, surgiram os blocos Nine Patch e Grandmother's Basket
Nine Patch
Grandmother's Basket
Em 1851 a máquina de costura caseira foi patenteada, trazendo novas possibilidades. Com isso apareceram mais blocos como Dresden Plate, Bear's Paw, Schoolhouse e Texas Star.
Dresden Plate
Schoolhouse
Texas Star
Bears Paw
Daí pra frente, as evoluções tecnológicas foram permitindo mais facilidade na confecção das peças, tornando assim o patchwork mais popular ainda, surgindo então revistas especializadas em moldes e padrões.
Estas são só algumas possibilidades, da infinidade que há nesta arte. Espero que conhecendo um pouco da história e alguns padrões vocês se inspirem e criem peças lindas! E para você que viu, adorou e gostaria muito de aprender, dá uma passadinha aqui no Segredo da Arte e marca uma aula experimental de patchwork. ;)
Beijos, e que todos tenham um ótimo fim de semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário